Ciências da linguagem: dos discursos (2021)

Confira nesta página os trabalhos produzidos no segundo semestre de 2021 pelas turmas do 2º ano da graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). A disciplina “Ciências da Linguagem: Dos Discursos” foi ministrada pela Profa. Dra. Rosana de Lima Soares e contou com a monitoria dos pós-graduandos Juliana Gusman e Eduardo Paschoal, alunos no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA, como estagiárixs do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

Matutino

A banalização da insegurança alimentar no Brasil

Davi Strauss, Filipe Narciso , Mara Matos, Pedro Ferreira, Pedro Guilherme Massa e Sarah Moreira

Resumo: O grupo optou por discorrer sobre manchetes e matérias que “preparam” o indivíduo para situações de insegurança alimentar. Acreditamos que existe nessas formações discursivas da mídia uma espécie de banalização/normalização da miséria e uma falsa simetria de que a população se encontra em igualdade quanto a crise econômica.

É pra rir?

Aldrey Olegario, Ana Paula Alves, Mariana Marques e Matheus Nascimento

Resumo: Neste programa, analisaremos diversas formas de humor e as camadas por trás do riso: Por que achamos algo engraçado? Qual o contexto por trás de uma simples piada?

Em cada episódio traremos de um tema diferente, pensando sobre que mensagem o humor traz e como isso se insere em um meio de ideias formando um conjunto muito mais complexo do que uma piada inofensiva. Falaremos de como o humor é influenciado e influencia a sociedade, podendo gerar consequências negativas ou positivas, e tentaremos responder a questão principal: é pra rir?

No primeiro episódio, discutiremos sobre o riso na abordagem da violência familiar infantil nos shows de stand up. A influência do ambiente, táticas usadas pelos comediantes e o contexto escondido por trás das gargalhadas são alguns dos aspectos analisados.

InFluência

Lívia Magalhães, Lucas Zacari, Maria Clara Abaurre, Rebeca Alencar e Rodrigo Tammaro

Resumo: Você sabe o que e quem são os influenciadores digitais? Em uma série de 3 episódios, o podcast ‘InFluência’, apresenta e debate sobre o papel destes formadores de opinião e como essas personalidades conseguem influenciar seus seguidores a tomarem decisões em relação a compras, procedimentos, ou até mesmo pensamentos políticos ou sociais. Conheça um pouco mais dos líderes de opinião históricos da rádio e da TV até chegar à Internet e como esse fenômeno impacta a vida de quem os segue.

Confabulando

Theo Sales, Ana Carolina Guerra, Luana Oliveira e Carlos Eduardo Everton

Resumo: Este trabalho se trata de uma análise do documentário “Santo forte” do diretor Eduardo Coutinho. Buscamos por meio deste vídeo destrinchar os discursos presentes na obra, bem como o fazer documental próprio do Coutinho, que se tornou um dos maiores cineastas brasileiros e inspirou diversos documentaristas. Mostramos como o relato é a fonte primordial do conceito de documentário deste diretor e como isso influencia na forma como os discursos e as narrativas são (re)produzidos dentro do filme. Este vídeo pretende ser apenas o começo de uma séria na qual iremos analisar documentários, seus discursos e a linguagem como um todo.

Reagindo às propagandas de remédio

Fernanda Venâncio, Isabella Marin, Lívia Beatrice e Mateus Dias

Resumo: A proposta é analisar propagandas e anúncios de vendas de remédios no Brasil. De forma descontraída e por meio de um react, será discutido como o discurso se dá no país, qual a relação estabelecida com o consumidor que o leve a comprar e também a relação entre o discurso usado e o contexto. Para isso, serão considerados os diferentes discursos em abordagens publicitarias e como isso pode interferir em como ocorre a compra de medicamentos não prescritos.

A treta é pop

Marina Bittencourt, Bruno Milliozi, Natalia Nora, Victoria Borges eVinicius Machuca

Resumo: O podcast analisa a imagem de Karol Conká no documentário A vida depois do tombo, disponível na plataforma Globo Play.

Noturno

Real ou realista? Uma análise sobre o Efeito do Real na corrente do Novo Jornalismo

Alessandra Barrozo, Ilana Almeida, Thomas Toscano e Vinicius Byczkowski

Resumo: Nesse podcast, episódio semanal do programa ficcional intitulado “Literatudo” são analisadas algumas das obras mais famosas do movimento do New Journalism, em especial as de Truman Capote e Gay Talese. Para a análise, são trazidos textos de Roland Barthes e Muniz Sodré a fim de investigar a fundo os detalhes literários utilizados pelos jornalistas e até que ponto é válido utilizar da literatura e da subjetividade para narrar fatos jornalísticos.

Empreendedorismo Pra Quem?: VAE

Camila Gonçalves, Giovanna de Oliveira, Guilherme Gama, Juliana Matias, Luiz Attiée e Walace de Jesus

Resumo: Vender bolo de pote, criar uma loja de roupas no Instagram, fazer artesanato… todas essas atividades têm se tornado mais comuns no Brasil nos últimos anos desde que o país entrou em uma crise econômica. São exemplos de ocupações de trabalhadores autônomos, mas há tempos existe um outro conceito para definir esses trabalhos: o “empreendedorismo”.

Neste episódio, analisamos criticamente o programa VAE (Vamos Ativar o Empreendedorismo), da TV Globo, junto com as pesquisadoras Bruna Bakker e Julia Salgado. Analisaremos a força do discurso empreendedor em tempos de crise e tentaremos entender qual o seu impacto na vida de milhões de desempregados no país. Será que a crise vem mesmo para nos fortalecer?

A histerização de celebridades mulheres na mídia: o caso Britney Spears

Giulia Portelinha, Jaqueline Silva, Luanne Caires, Luisa Costa, Natane Cavalcante e Vitor Cavalari

Confira aqui o teaser do episódio

Resumo: Você já parou para pensar sobre o quanto parecemos conhecer as celebridades sem que tenhamos ao menos trocado uma palavra diretamente com elas? Como a imagem que temos sobre as pessoas famosas se forma? Como essa imagem reflete valores da nossa sociedade em diferentes épocas e contextos?

As respostas para essas perguntas não são simples e dependem dos valores e discursos que circulam pelo universo social em constante transformação. A mesma pessoa pode passar de prodígio a louca, e de louca a injustiçada, no virar de páginas de jornais e revistas, ou no acender a apagar das luzes das telas de televisão e dos flashes fotográficos. Um exemplo emblemático dessas constantes transformações é a cantora Britney Spears, a princesa do pop que viu seu reinado dos sonhos se transformar em pesadelo, histeria e perda da liberdade individual.

No ano em que o debate sobre a vida, a obra e o processo de tutela de Britney afloraram nas redes sociais e em diferentes plataformas midiáticas, convidamos você a mergulhar nas narrativas e discursos em torno da cantora, com foco no documentário Framing Britney Spears: A Vida de Uma Estrela, lançado em 2021 como parte da série The New York Time Presents, do jornal estadunidense The New York Times. Com direção de Samantha Stark, a obra discute o processo pelo qual a cantora ficou sob tutela do pai, Jamie Spears, com elementos que passam por desde o início de sua carreira até conquistas do movimento Free Britney (Liberte Britney, em tradução livre) organizado pelos fãs.

Ao longo do mergulho, discutiremos as transações que caracterizam a comunicação midiática, a espetacularização da vida privada, o machismo e a histerização feminina, a sexualização das celebridades mulheres e o papel das redes sociais em repercutir e modular manifestações da mídia tradicional e de atores políticos. São 30 minutos de informação, reflexão e grandes clássicos que marcaram a trilha sonora do universo pop dos anos 2000.

Aperte play e venha com a gente! Além de nós seis, produtores deste episódio, você será acompanhado pelos pesquisadores Paula Guimarães Simões e Pedro Paixão Rocha, que estudam celebridades e sociedade midiatizada na Universidade Federal de Minas Gerais. E também contarão com a companhia indireta da professora Rosana de Lima Soares e da pesquisadora Juliana Magalhães Gusman, da Escola de Comunicações e Artes da USP, que contribuíram com dicas, referências e muita paciência ao longo do percurso.

Análise do Discurso em “Democracia em Vertigem” (2019), de Petra Costa

Henrique Araújo, Júlia Azevedo, Juliana Alves, Luisa Hirata, Manuel Savoldi, Patrick Fuentes e Sebastião Moura

Resumo: Na série de análises do Luz, Câmera e Discursos, vamos pensar sobre os discursos de filmes e documentários: quais são seus significados? Como eles constroem esses significados? Para quem esses significados são direcionados?

No vídeo de hoje, o documentário da vez é Democracia em Vertigem (2019), escrito e dirigido pela Petra Costa. O filme se dedica a recontar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff pela perspectiva da vida pessoal da diretora, que tem pontos de encontro com grandes fatos políticos da história recente brasileira. Conversamos com os especialistas em documentário Carlos Alberto Mattos, Eliani Covem, Ismail Xavier e André Queiroz para falar sobre o formato audiovisual e algumas questões políticas que o documentário traz à tona.

China e o discurso beligerante

Ivan Conterno, Guilherme Caldas, Gustavo da Silva Costa Zanfer, Jorge Fofano Junior, Julia Mantuani e Tomás Novaes

Resumo: Nesta edição do Recontando, faremos uma análise do discurso jornalístico em torno da terceira década do século XXI, que chega com alguns novos desafios geopolíticos que já nasceram antigos: a escalada na tensão entre China e EUA rememora os tempos da Guerra Fria e o papel dos discursos beligerantes que são tão defendidos pela mídia ocidental e que tem se tornado cada vez mais destacados como parte da disputa pela hegemonia global.

Deste modo, o tema do programa se volta para a análise desses discursos pró-guerra em um produto midiático específico e o impacto que ele possui nos espaços de discussão pública. Analisamos a cobertura da agência Reuters sobre os protestos em Hong Kong e como a disputa geopolítica entre China e Estados Unidos ganha espaço nessa discussão.

Para comentar o discurso da agência de notícias, convidamos Audrey Siqueira, engenheiro e cientista de dados que viveu durante quatro anos na China e Elias Jabbour, doutor em Geografia e autor do livro China: o socialismo do século XXI. A cobertura da Reuters sobre a China e a escalada de conflitos diplomáticos do país com os Estados Unidos são o tema deste episódio do podcast Recontando — A informação beligerante: o primeiro disparo de uma guerra?

Descosturando: MET Gala e ativismo performático

Aline Novakoski, Beatriz Hermínio, Beatriz Lopomo, Beatriz Sardinha, Sofia Kercher e Thiago Gelli

Resumo: O episódio trata sobre o evento MET Gala, que ocorre no Museu de Arte Metropolitana de Nova York, do posicionamento de artistas a favor de movimentos sociais e sobre o que pode se configurar como um protesto

--

--

Ciências da Linguagem e Mídias (ECA/USP)

Disciplinas do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP (CJE/ECA/USP) voltadas aos estudos de linguagem e às práticas midiáticas.