Ciências da linguagem: dos discursos (2022)

Confira nesta página os trabalhos produzidos no segundo semestre de 2022 pelas turmas do 2º ano da graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). A disciplina “Ciências da Linguagem: Dos Discursos” foi ministrada pela Profa. Dra. Rosana de Lima Soares e contou com a monitoria da pós-graduanda Sofia Franco, aluna do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA, como estagiária do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

Com o objetivo de apresentar as redes sociais como meio de reiteração ou renovação de diferentes discursos, a partir de acontecimentos e temáticas diversas que sejam de interesse dos estudantes, o tema escolhido pelos grupos para orientar os trabalhos finais foi “Desconstruindo discursos — Redes sociais em perspectiva crítica”. Confira nos links as produções em áudio e vídeo resultantes dessa proposta.

Matutino

A(s) Verdade(s) Sobre O MTST

Ana Júlia Maciel, Diogo Bachega, Gabriel Gama, Julia Custodio, Lorraine Moreira e Rebeca Fonseca

Resumo: O Dobradiça é um podcast informativo narrativo que busca destrinchar o funcionamento das mídias digitais. Como acontece a desinformação? Nós adentramos redes sociais de extrema-direita para explicar a maneira como se formam e se espalham as fake news. Neste episódio, exploramos os discursos falsos sobre o MTST que circulam nas redes sociais. Entrevistamos pesquisadores e participantes do movimento para entender melhor sua organização e funcionamento.

Quem lacra lucra?

Amanda Marangoni, Antônio Misquey, Bianca Camatta, Eduarda Ventura, José Vieira, Lucas Torres, Matheus Nistal e Reginaldo Ramos

Resumo: A escalação de Halle Bailey para interpretar a personagem Ariel no live-action de A Pequena Sereia (1989) dividiu opiniões. Por ser uma atriz negra, discussões sobre a importância da diversidade racial em produções cinematográficas se intensificaram nas redes sociais. Por outro lado, algumas pessoas se mostraram descontentes com a escolha da artista. Com discursos baseados no apreço pela fidelidade nostálgica ou no crescente argumento de que “quem não lacra, não lucra”, as mídias tornaram-se palco para comentários preconceituosos.

Notícias em Rede — Nas sendas do ódio

Daniel Fernández Artiaga, Gustavo Assef, Karolina Monte, Renato Brocchi e Thiago Campolina de Sousa

Resumo: Abordando o processo formativo dos discursos de ódio, pretendemos mostrar de que maneira esse discurso é formado, disseminado e assimilado por parte da população brasileira. Aqui, entendemos discursos de ódio como as manifestações da extrema-direita brasileira, que cresceu muito nos últimos 10 anos. Esse tema é de extrema importância, pois apesar da derrota nas eleições presidenciais dessa corrente política ela segue cada vez mais forte, como se viu nas eleições para o parlamento. Entrevistamos os professores da USP Diana de Luz Pessoa de Barros e Rodrigo Ratier, e discutimos a relação desse fenômeno com as fake news.

London Bridge is down

Caroline Kellen, Isabel Vernier, Isabella Oliveira, Julia Castanha, Rosiane Lopes e Valentina Moreira

Ficha Técnica:

Roteiro: Isabel Vernier e Isabella Oliveira; Locução: Caroline Kellen; Entrevista: Rosiane Lopes; Seleção de imagens: Caroline Kellen, Júlia Castanhal e Valentina Moreira; Edição: Júlia Castanha.

Resumo:

O Por Dentro das Redes é uma produção que discute e aprofunda assuntos relacionados às mídias sociais. Neste episódio, em formato documental, iremos analisar os diferentes discursos que surgiram na internet após o falecimento da Rainha Elizabeth II, de um lado admirada por milhões de pessoas e do outro a representação do colonialismo.

Desconstruindo discursos — Descredibilização do jornalismo

Carolina Borin, Lara Paiva, Laura Guedes, Larissa Leal, Maria Carolina M. Albuquerque e Victória Pacheco

Resumo: Desconstruindo Discursos é uma série de vídeos voltados para a explicação de temas da sociedade brasileira e a desconstrução dos discursos em torno desses assuntos. Os fenômenos analisados emergiram com grande força na história do país durante os últimos 6 anos (a partir de 2016 e até os dias atuais) e têm ainda algum tipo de impacto social e político no presente. Neste episódio, o tema é a descredibilização da imprensa e sua relação com a ascensão de discursos da extrema direita. Busca-se, assim, compreender o fenômeno que tem colocado o papel do jornalismo em xeque e fomentado a descredibilização dessa atividade. Algo que começa muito antes de 2022, é anterior à eleição de Jair Bolsonaro e diz respeito também ao contexto político, social e histórico do país. Um fenômeno que também sofre grandes impactos do mundo digital e se expressa muito claramente em algumas redes sociais, como o Twitter.

Discursos nas eleições: Análise de dos discursos presentes nas narrativas contadas por Jair Bolsonaro e Lula no segundo turno das eleições presidenciais

Emilly Gondim da Silva, João Francisco Motta Aguiar, João Pedro Barreto Fontes eMariana Carneiro de Souza

Resumo: Análise dos discursos presentes nas falas dos candidatos que disputaram o 2° turno para a presidência da República em 2022 (Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro). Para isso, desconstruimos as narrativas utilizadas nas redes sociais, em específico no Twitter, para tentar identificar quais discursos estão presentes e influenciam a construção de tais narrativas. Além disso, analisamos de que forma esses discursos são recebidos por eleitores nas redes sociais, como apoiadores e opositores de cada candidato reagem. Apresentamos o trabalho em formato de vídeos curtos, postados no Tik Tok, sendo 4 episódios, com cerca de 3 minutos cada.

Noturno

Com Texto Narrado — Da risada à ofensa: o humor como ferramenta de propagação de discursos de ódio no Twitter pela extrema-direita

Roteirização, criação de identidade visual e edição de som: Adrielly Kilryann Pereira Nobre de Oliveira; Edição de som: Ana Paula Medeiros; Roteirização e entrevistas: João Vitor de Lima Dall’Ara; Roteirização e narração: Letícia Naome de Araújo Arima; Entrevistas e narração: Rian Enrique Damasceno da Silva.

Resumo: O podcast Com Texto Narrado busca trazer análises sobre os diversos tipos de adaptações, em especial as que estão presentes nas mídias, de uma forma inovadora, com a participação de especialistas e análise de temas importantes da contemporaneidade. Cada episódio aborda uma temática diferente acerca do poder das redes sociais e a sua relação com os acontecimentos da sociedade. O segundo episódio realiza uma análise do Twitter, em que elementos do humor são utilizados como potencializadores de discursos de ódio, sobretudo pela extrema-direita. Como é um tema amplo, foi decidido fazer um recorte e verificar como é a utilização desse tipo de recurso para atacar a comunidade LGBTQIAP+. O segundo episódio apresenta alguns tweets com essa característica, analisando as estratégias e repercussões associadas a eles. Além disso, o episódio conta entrevistas de especialistas do campo das redes sociais e do humor que promovem um aprofundamento maior sobre o assunto.

Ucconx no Twitter: onde dois discursos e dois eventos se encontram

Beatriz Toledo Akiti e Victor Figueiredo

Resumo: Divulgado como “o maior festival da cultura pop da América Latina”, a Ucconx foi um evento geek que entrou para os holofotes do público. A atenção, no entanto, não foi de todo positiva. Com promessas astronômicas, as expectativas caíram por terra e revelou-se por trás das cortinas do festival uma grande rede de polêmicas. Dentro desse cenário, o Twitter teve papel central como meio alternativo de divulgação para os prejudicados, destrinchando um grande esquema de problemas trabalhistas e mentiras. Aqui, buscamos analisar tanto o discurso da empresa organizadora quanto das pessoas que a denunciaram pelas redes sociais, tentando entender o contexto que se esconde entre as linhas.

Sob Análise: Ataque às Jornalistas

Damaris Lopes, Danielle Alvarenga, Gabriela Lima, Guilherme Castro, Mateus Cerqueira e Maria Vitória Faria

Resumo: No segundo episódio da série Sob Análise, será abordado as reações de concordância dos usuários do Twitter às agressões propagadas pelo presidente Jair Bolsonaro contra jornalistas mulheres, e de que forma esses discursos de ódio estão ligados ao machismo estrutural ainda presente na sociedade brasileira.

Segue o Fio

Diogo Leite, Fernando Cardoso, Guilherme Nogueira, Leonardo Vieira, Pedro Fagundes e Rafael Canetti

Resumo: Segue o Fio é um talk show humorístico. No primeiro episódio são abordados a origem, os perigos e o humor das teorias da conspiração, tanto nas mais escrachadas, quanto nas mais sensíveis à sociedade.

Choque Discursivo

Ana Beatriz Ferreira, Fernanda Umezaki, Gabriele Koga, Guilherme Bento, Guilherme Valle e Murillo César

Resumo: Análise do discurso da página “Choquei”, originalmente de fofoca, e como ela tem modificado a forma como se consome informação e notícia nas redes sociais.

--

--

Ciências da Linguagem e Mídias (ECA/USP)

Disciplinas do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP (CJE/ECA/USP) voltadas aos estudos de linguagem e às práticas midiáticas.