Ciências da linguagem: dos discursos (2023)

Confira nesta página os trabalhos produzidos no segundo semestre de 2023 pelas turmas do 2º ano da graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). A disciplina “Ciências da Linguagem e Práticas Midiáticas: Dos Discursos” foi ministrada pela Profa. Dra. Rosana de Lima Soares e contou com a monitoria dos pós-graduandos Daniel Mendes (PROLAM-USP/Bolsista PAE) e Samuel Mariani (PPGMPA-USP); e da graduanda Beatriz Sardinha (ECA-USP/Bolsista PEEG).

Com o objetivo de apresentar as redes sociais como meio de reiteração ou renovação de diferentes discursos, a partir de acontecimentos e temáticas diversas que sejam de interesse dos estudantes, o tema escolhido pelos grupos para orientar os trabalhos finais foi “Desconstruindo discursos” — Mídias Digitais e Redes Sociais em Perspectiva Crítica.

Confira nos links as produções em áudio e vídeo resultantes dessa proposta.

Matutino

Trincheiras Discursivas

Integrantes: Anna Fowles, Clarisse Macedo, Isadora Chaves, Mariana Krunfli, Sofia Lanza e Yasmin Araújo

Resumo: A eclosão da Guerra da Ucrânia suscitou uma disputa discursiva no âmbito jornalístico: veículos com diferentes posicionamentos políticos, ideológicos e editoriais contrastaram na maneira de cobrir os mesmos episódios, adaptando ao próprio modo as manchetes que seriam disseminadas entre a população. Em Trincheiras Discursivas, buscamos analisar a forma como os discursos foram articulados para beneficiar e acentuar interesses e ideologias já consolidadas na sociedade por meio dos veículos Folha de S. Paulo e El País. Ao lado de especialistas na questão, destrinchamos o contraste da cobertura do conflito pelo jornal europeu, que optou por adotar posicionamentos sólidos, e pelo portal brasileiro, que assumiu uma falsa neutralidade diante dos acontecimentos. Você confere mais sobre o tema nesse episódio.

As Más Línguas

Integrantes: Gabriel Diniz Tavares, Gyovanna Marques Kwasinei, Isabella Martins, Maria Júlia Trombini Leopoldino, Mariana de Cassia Viana Duarte e Mariana Zancanelli Freire

Resumo: Com o cenário eleitoral e político polarizado dos últimos anos no Brasil, uma parcela específica da população brasileira se tornou cada vez mais alvo de preconceito: os nordestinos. A xenofobia contra essas pessoas é facilmente identificada em discursos de ódio em diferentes meios, seja na internet ou nos discursos políticos, os quais servem como uma espécie de legitimação para os ataques. Neste episódio de As Más Línguas, discutiremos a origem dessas agressões contra os nordestinos, buscando entender como discursos de autoridades, como do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador de Minas Gerais Romeu Zema, servem para potencializar falas preconceituosas de outras figuras políticas, religiosas e empresariais contra o Nordeste, principalmente na esfera digital.

Debaixo dos Lençóis

Integrantes: Ana Mércia Brandão e Laura Pereira Lima (roteiro), Lorena Corona e João Gabriel Perossi Brito (gravação), Camilla Almeida (apresentação), Thaís Helena Moraes (planejamento visual) e Julia Magalhães (edição)

Resumo: Os episódios de “Debaixo dos Lençóis” buscam analisar os discursos presentes nas redes sociais referentes à representação do sexo no cinema e na TV. Sabemos que diversos grupos e gerações têm diferentes visões sobre a inclusão de cenas de sexo em obras audiovisuais, assim temos como objetivo apresentar estes múltiplos ângulos e trazer exemplos atuais do retrato do sexo no mundo audiovisual.

Conversa Crítica

Integrantes: Gabriele da Luz Mello (revisão de roteiro; locução), Laísa Dias (revisão de roteiro; locução), Lívia Lemos (pesquisa e roteiro), Mariana Rossi (edição), Nathalie Cristiane Rodrigues (revisão de roteiro; locução) e Thais Morimoto (pesquisa e roteiro)

Resumo: O Podcast Conversa Crítica é uma série de episódios que analisa diversos discursos de políticos e figuras públicas. Dentro da série, você encontrará reflexões sobre casos, grupos e personalidades, onde serão analisados os impactos de seus discursos em seus lugares de fala. O Conversa Crítica é um programa destinado aos jovens universitários, para que eles reflitam sobre diversos temas que estão em alta ou que já passaram por diversas polêmicas.

Discursos da Ditadura

Integrantes: Felipe Velames da Silva e Melannie de Luordes Pereira da Silva (roteirização), Emanuely Moreti Benjamim e Marília Monitchele Macêdo (locução), Caroline Ferreira Santana, Osmar Granato Salvador Dias Neto e Ricardo Campagnoli Thomé (edição)

Resumo: Produzimos um episódio para um podcast cujo foco é a investigação das memórias da ditadura no Brasil e na América Latina. A ideia é que cada episódio aborde uma nuance diferente dos regimes ditatoriais, trazendo relatos de entrevistados e contextualizações históricas. No episódio em questão, trazemos as escavações que foram realizadas no DOI-CODI em São Paulo, a fim de compreender a importância do trabalho de resgate histórico-arqueológico para tratar de um tema pouco aprofundado no Brasil: as memórias e os discursos da ditadura, visando a entender, também, o porquê de o país tocar pouco no assunto.

No Multiverso dos Discursos

Integrantes: Elaine Borges (locução); Gabriel Eid (edição); Guilherme Castro Souza (roteiro); Lucio de Godoy (produção)

Resumo: Por mais inocente que um produto cultural possa parecer, ele é ligado a uma rede de ideias, conceitos e discursos que representam uma maneira de ver o mundo. Muitas vezes esses discursos são produzidos por uma complexa indústria cultural. Um bom exemplo disso são os filmes, quadrinhos e diferentes gêneros da Marvel, que impulsionam uma legião de fãs por todo mundo e estão presentes no imaginário popular. Quais discursos orbitam esse universo? Quais conflitos existem entre eles? E como se relacionam com a história contemporânea dos Estados Unidos e com as diferentes interpretações acerca dos eventos históricos? A História está em constante transformação e não é diferente com os produtos culturais da Marvel. Para entender melhor sobre isso, convidamos Savio Roz, historiador especializado em história contemporânea e histórias ficcionais, e Thiago Guimarães, criador de conteúdo em cultura pop.

Noturno

ctrl + alt + del: Cancelamento & Internet

Integrantes: Caio Andrade, Gabriel Silveira, João Pedro Abdo, Júlia Galvão, Luana Takahashi, Maria Fernanda Barros e Raquel Tiemi

Resumo: ctrl + alt + del: Cancelamento & Internet é um documentário que pretende discutir sobre o cancelamento nas redes sociais por meio de entrevistas com especialistas no assunto. Afinal de conta, há justiça nos cancelamentos? A produção investiga quais discursos sustentam esse o fenômeno e o que está por trás dele.

Desordem e Retrocesso

Integrantes: Camilly Alencar Rosaboni, Cecília de Oliveira Freitas, Gustavo Roberto da Silva, Ingrid Andrade Gonzaga, Julia Ayumi Takahashi e Tulio Gonzaga Shiraishi

Resumo: O podcast Desordem e Retrocesso é uma produção jornalística do gênero investigativo, dividida em três episódios, que se propõe a analisar como o discurso golpista de ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF) no ano eleitoral de 2022 foi impulsionado no espaço virtual. O programa tem início no episódio Pátria Amada Brasil: as regras do jogo, no qual é apresentada a formação do discurso golpista do bolsonarismo, os antecedentes das eleições presidenciais de 2022 e o papel das redes sociais na radicalização dos manifestantes bolsonaristas. O segundo episódio, O circo, o bobo e a corte, trabalha o discurso golpista contra a legitimidade dos Três Poderes, com enfoque nos ataques ao STF antes e durante as eleições e a percepção da democracia a partir do WhatsApp e Telegram. Por fim, em O jogo só acaba quando termina, o podcast narra como o tensionamento entre a verdade, o poder e os sujeitos culminou no 8 de janeiro.

Vozes Estudantis

Integrantes: Camila Sales Machado, Ester Thaís Leandro de Brito, Gabriela Varão Lima Bentes Pessoa, Júlia Moreira Martins Oliveira, Nicolas Vaz Coelho e Suelyton Ryan da Silva Viana

Resumo: O podcast Vozes Estudantis busca desmistificar a imagem de estudantes que é formada pela imprensa hegemônica e seus interesses. Para tal, durante os episódios examinamos a cobertura de movimentos estudantis ao longo da história do Brasil, abordando principalmente a versão que nem sempre é bem repercutida: a dos estudantes. Existe um campo discursivo vasto, histórico e em disputa quando se fala de movimentos sociais. Em especial, no caso do movimento estudantil, sendo composto pela juventude, toda a sua atuação — e a dos seus críticos e opositores — foi rápida em não só aderir às redes sociais como também em agregá-las à dinâmica. Usando a recente greve geral da USP em 2023, este episódio pretende estudar de que maneira esses discursos se reproduzem e se reformulam com esse (não tão) novo elemento em jogo.

Faces da Esquerda

Integrantes: Alessandra Ueno, Bárbara Bigas, Beatriz Pecinato, Julia Estanislau, Luana Benedito e Nina Schettino

Resumo: Se muita gente acha que o Partido dos Trabalhadores (PT) é formado por comunistas, o que diriam se soubessem que o editorial do jornal “Opinião Socialista”, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), vive dizendo que o governo Lula serve aos interesses da burguesia e do capitalismo, favorecendo a ultradireita? Com base em divergências como essa, a série “Faces da Esquerda” pretende abordar as diferenças discursivas dos diferentes partidos da esquerda brasileira, e como essas diferenças direcionam suas militâncias. O primeiro episódio trará exemplos de momentos em que essas diferenças foram observadas, além do momento histórico em que se concretizaram. Com a ajuda de militantes de esquerda e estudiosos do tema, entenderemos também como os partidos se mostram nas redes sociais e como são retratados pela mídia hegemônica.

Nutrição nas Redes

Integrantes: Brenda Fernandes (edição; arte — com Base Freepik), Carolina Aguiar (narração), Carolina Sena (roteiro), Joyce Tenório (roteiro; narração) e Vitor Aguiar (roteiro)

Resumo: O podcast “Nutrição nas Redes” foi criado com o objetivo de debater a questão dos influencers de alimentação saudável, emagrecimento e academia, refletindo se as informações que eles propagam de fato podem ser entendidas como informação sobre nutrição, ou se são apenas discursos baseados em senso comum e modelos de perfeição corporal já circulantes na sociedade. Analisamos suas falas e posicionamentos com base em textos acadêmicos e, como objetivo final, conscientizamos o público sobre o tipo de informação que é repassada por essas figuras.

--

--

Ciências da Linguagem e Mídias (ECA/USP)

Disciplinas do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP (CJE/ECA/USP) voltadas aos estudos de linguagem e às práticas midiáticas.